Agosto/2025
Neste sábado, 30/08, Soledade realiza mais uma grande mobilização em prol da saúde pública. A campanha “Juntos contra a pólio: quem ama, vacina” acontece no Largo da Matriz, das 8h às 16h, realizada pela Secretaria da Saúde com apoio do Rotary Kids, Rotaract, Rotary, Interact Clube de Soledade e Casa da Amizade.
A iniciativa busca reforçar a importância da imunização contra a poliomielite, doença que pode causar paralisia, especialmente nos membros inferiores, e que, embora esteja erradicada no Brasil, ainda circula em alguns países, como Paquistão e Afeganistão.
De acordo com dados apresentados, a cobertura vacinal no Brasil e no Rio Grande do Sul tem diminuído nos últimos anos. Em 2023, o índice nacional foi de 88,5%, caindo para 79% em 2025 (parcial). Já no Estado, a redução foi de 90% para 82% no mesmo período. Em Soledade, que registrava 95% em 2023, a taxa atual está em 79%.
O fisioterapeuta e rotariano Diego Vidaletti da Silva reforça a relevância da ação. “A meta estabelecida é de 95% e precisamos alcançar esse índice para manter a proteção contra a doença. A vacina é uma tecnologia segura e eficaz, cabe a nós continuar com os processos de vacinação, para que não tenhamos novamente pacientes com lesões físicas, principalmente nos membros inferiores”, destacou.
O profissional também lembrou que o esquema vacinal contra a poliomielite é feito em diferentes etapas: a vacina inativada (VIP) deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforço aos 15 meses.
Segundo Diego, o Rotary desenvolve ações de conscientização há décadas, sempre em parceria com os órgãos de saúde: “O Rotary trabalha para erradicar a pólio desde 1979, mobilizando recursos e voluntários no mundo inteiro. Por isso, não podemos baixar a guarda. Precisamos que todos levem seus filhos para vacinar”, ressaltou.
Visualizar Informativo
Baixar Arquivo